UNIPAZ 23 anos

:: CURSOS

Aprovado em Acessibilidade

:: Introdução à Análise Transacional

aumentar fonte diminuir fonte imprimir

CURSO:
INTRODUÇÃO À ANÁLISE TRANSACIONAL

MATRÍCULAS ABERTAS

Data da Turma 2016: 25 e 26 de Julho

A Análise Transacional (AT) é uma teoria fascinante sobre a personalidade e um método psicológico criado por Eric Berne, psiquiatra canadense, em 1958. Pelo interesse e análise de Berne sobre a comunicação entre as pessoas (que ele chamou de Transação) a AT é, também, uma teoria da comunicação muito utilizada por profissionais de outras áreas do conhecimento. Tem aplicabilidade na área clínica (psicoterapia) e nas áreas educacional e organizacional.

O Curso AT101 é um curso teórico introdutório de Análise Transacional, destinado ao público em geral e às pessoas interessadas no conhecimento dos fundamentos da AT, sendo pré-requisito indispensável ao Curso AT202, que é o curso de formação de analistas transacionais (Art. 4° do Regulamento de Formação do Analista Transacional da União dos Analistas Transacionais do Brasil (UNAT-Br).


OBJETIVO
Divulgar a AT ao público em geral; Informar aos participantes sobre a utilização da AT nos seus vários campos de aplicação e demonstrar sua aplicabilidade em diferentes áreas (Clínica, Educacional e Organizacional); Transmitir informações sobre os conceitos básicos de AT e sua utilização na compreensão do comportamento humano; Estimular, de maneira ética e científica, o interesse pela AT.


PROGRAMA OFICIAL DO CURSO AT101

I. OBJETIVOS DO CURSO

II. DEFINIÇÃO E FILOSOFIA DA AT E SUAS ÁREAS DE APLICAÇÃO

III. ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL
Estados do Ego - Eric Berne considerou o Ego como um sistema formado por instâncias psíquicas: exteropsique, (Pai), neopsique (Adulto) e arquipsique (Criança), cada qual com seu conjunto de pensamentos, sentimentos e comportamentos com os quais interagimos com outras pessoas. Os estados de ego Pai, Adulto e Criança, e a interação entre eles, formam a base da teoria da Análise Transacional. Esses conceitos são utilizados em muitas áreas da psicoterapia, educação, consultoria, e quaisquer profissões que lidem com pessoas e grupos.

IV. ANÁLISE TRANSACIONAL PROPRIAMENTE DITA
Transações - as transações se referem a comunicação entre as pessoas. A Análise Transacional ensina a reconhecer qual o estado de ego que está operando no início da transação, e qual estado de ego do interlocutor responde, de tal modo que se consegue intervir interrompendo uma conversa desgastante, e desenvolvendo a qualidade e eficácia da comunicação.
Carícias (Stroke) - as pessoas necessitam serem reconhecidas pelo que são e pelo que fazem. A este reconhecimento damos o nome de Carícias, que são unidades de reconhecimento interpessoal necessárias para a sobrevivência e o desenvolvimento. Entender como pessoas dão e recebem carícias e mudar seus padrões de reconhecimento, são aspectos fortes do trabalho em AT.

V. ESTRUTURAÇÃO SOCIAL DO TEMPO
Formas de Estruturar o Tempo - o ser humano, desde o seu nascimento até a sua morte, tem a necessidade de preencher esse vazio que existe em sua vida: o tempo. Existem seis maneiras do ser humano estruturar o seu tempo: quatro delas possuem dois aspectos, um positivo e um negativo; as outras duas - uma só possui aspectos negativos e outra só aspectos positivos. A maneira como uma pessoa estrutura o seu tempo poderá leva-lo à morte precoce ou a viver muitos anos.

VI. ANÁLISE DOS JOGOS
Jogos Psicológicos - Berne definiu certos padrões disfuncionais de comportamento como jogos. São transações repetitivas, instaladas com o objetivo de obter carícias. Diríamos que a pessoa busca resolver necessidades do passado no ‘aqui e agora’. Estas transações repetitivas reforçam sentimentos e auto conceitos negativos, mascarando a expressão direta de sentimentos e pensamentos. Eric Berne nomeou estes jogos por nomes fáceis de serem entendidos, de tal modo que ao se nomear o jogo já se sabe o processo.

VII. ANÁLISE DOS DISFARCES
Emoções e Disfarces - uma das valiosas contribuições de Berne foi a divisão das emoções em duas categorias: Emoções Autênticas e Disfarces. Esta divisão facilitou em muito o entendimento das doenças psicossomáticas e por conseguinte o seu tratamento e, principalmente, como evitá-las. Faça um reaprendizado emocional consciente e troque as falsas emoções por emoções autênticas, utilizando o seu poder interior que a Análise Transacional poderá lhe ajudar.

VIII. ANÁLISE DO SCRIPT
Posição Existencial - é a forma como percebemos a nós mesmos em relação às outras pessoas. São juízos de valores ou conceitos de si mesmo e dos demais adquiridos na infância, através de tomada de decisões, muitas vezes, imaturas e irracionais, uma vez que são baseadas nas condições precárias de criança para raciocinar e pensar objetivamente diante da realidade. É a janela através da qual vemos a nós mesmos e os demais que estão à nossa volta. Script de Vida - Eric Berne propõe que o comportamento disfuncional é o resultado de decisões auto limitantes tomadas na infância, devido as necessidades de entendimento da situação e de sobrevivência. Tais decisões culminam no que Berne chama ‘SCRIPT DE VIDA’, o plano pré consciente de vida que governa os caminhos da pessoa. Mudar o roteiro de vida é o objetivo da Análise Transacional em trabalhos individuais e grupais.


FACILITADOR-RESPONSÁVEL:
Dr. Jorge Fagim, Médico hebiatra (pediatra com especialização em adolescentes) e Analista Transacional Certificado pela União Nacional de Analistas Transacionais do Brasil (UNAT-BR)


Data: 25 e 26 de Julho de 2016
Carga horária: 12 horas
Horário: (sexta de 18:00 às 21:30 e sábado de 09:30 às 18:00h)
Local das aulas: Sede da UNIPAZ-RJ - Rua Paulino Fernandes, nº3 - Botafogo


INVESTIMENTO: R$400,00


Desenvolvido por Verônica Camelo